Sobral recebeu, nesta sexta-feira (29/11), mais uma certificação do Selo Município Verde, programa do Governo do Estado do Ceará que reconhece municípios com destaque na gestão ambiental sustentável. A solenidade de entrega aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com a presença da secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral, Marília Ferreira Lima; da superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Úrsula Nóbrega; da secretária da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), Neidiane Mesquita; e de técnicos das respectivas secretarias.
Para a secretária Marília Ferreira Lima, a certificação é fruto de um trabalho integrado e planejado: “É com grande satisfação que recebemos a 14ª certificação ambiental de Sobral, um reconhecimento que reflete o trabalho integrado de nossas políticas públicas setoriais e os avanços alcançados por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol). Essa conquista destaca nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, comprovado por indicadores e resultados sólidos na gestão socioambiental, e nos consolida como uma referência em políticas ambientais no Ceará.”
Essa é a 14ª vez que Sobral é certificada no programa, sendo reconhecida na Categoria "B" (Intermediária). Ao longo de sua participação, o município já acumulou 10 certificações nessa categoria e 3 na Categoria "C". O Selo destaca cidades que se sobressaem em indicadores como gestão de resíduos, saneamento básico e educação ambiental, além da implementação de políticas públicas sustentáveis.
“Este reconhecimento é fruto do trabalho em equipe, somado ao engajamento da comunidade, que tem nos permitido avançar em políticas públicas que promovem a preservação ambiental, o cuidado com os recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da nossa população", afirmou Úrsula Nóbrega.
Sobre o Selo Município Verde
O Selo Município Verde é um programa de certificação ambiental pública instituído pela Lei Estadual nº 13.304/03 (atualizada pela Lei nº 16.128/16) e regulamentado pelos Decretos nº 27.073/03 e nº 27.074/03. A cada dois anos, o programa avalia os municípios cearenses com base em 8 indicadores, distribuídos em 3 eixos temáticos: Política Municipal de Meio Ambiente, Saneamento Ambiental e Saúde Pública e Biodiversidade e Mudanças Climáticas. A iniciativa reconhece e premia municípios que implementam ações sustentáveis, promovendo a conservação e o uso responsável dos recursos naturais.