Sobral é considera a única cidade no estado do Ceará com maior cobertura de Atenção Básica com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), com 100% de acolhimento. Os demais municípios com mais de 200 mil habitantes: Maracanaú (98,22%), Juazeiro do Norte (95,70%), Caucaia (67,62%) e Fortaleza (50,93%), ainda não atingiram os 100% de cobertura de atendimento básico. Os dados são do Ministério da Saúde, no sistema e-gestor.
A Prefeitura de Sobral tem investido na qualidade da atuação e na expansão das equipes de Saúde da Família. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Sobral, em 2018 a média mensal de consultas nos Centros de Saúde da Família é de cerca de 45 mil, gerando uma média mensal de mais de 92 mil procedimentos.“Essa conquista é o reflexo do trabalho desenvolvido pela gestão na busca pela excelência em saúde, tendo em vista que Sobral é destaque nacional em saúde pública”, destacou Gerardo Cristino, secretário da Saúde.
Todos esses resultados alcançados por Sobral são acompanhados de um grande investimento em educação permanente e na formação em saúde com residência multiprofissional, através da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, o que garantirá uma atenção básica de qualidade também a longo prazo.