Sobral foi contemplada com R$600 mil para execução do Programa Alimenta Brasil (PAB), de aquisição de alimentos fornecidos por agricultores familiares cadastrados. A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), encaminhará ao Governo Federal uma proposta de execução dessa quantia. Dentre os municípios cearenses beneficiados, Sobral foi contemplado com o maior valor.
A execução do programa em Sobral, com previsão para iniciar ainda neste semestre, acontecerá após a aprovação da proposta enviada pelo município ao Ministério da Cidadania. O documento contém informações sobre os produtores cadastrados e o valor dos alimentos que cada um pode produzir.
O PAB Alimentos é uma iniciativa do Governo Federal que tem como finalidade promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para isso, o programa é executado pelo município por meio da aquisição de alimentos como frutas, leguminosas e hortaliças e pela distribuição deles para instituições socioassistenciais de Sobral.