Nesta terça-feira (18/06), a superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Úrsula Nóbrega, e a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), Lívia Souza, participaram do Seminário Ceará Pelo Clima 2024, realizado no Centro de Eventos do Estado do Ceará.

Na ocasião, Sobral foi reconhecida por uma das melhores práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) com o projeto "Soluções Baseadas na Natureza: Relato da Experiência dos Jardins Filtrantes de Sobral". A premiação incluiu uma certificação, uma placa comemorativa e uma composteira orgânica.

“Receber mais este prêmio é uma grande honra e um reconhecimento do esforço e dedicação de toda a equipe envolvida no projeto dos Jardins Filtrantes de Sobral. Este projeto exemplifica nosso compromisso com soluções sustentáveis que não apenas melhoram a qualidade da água, mas também valorizam o espaço urbano e proporcionam benefícios ambientais significativos”, disse Úrsula Nóbrega.

Sobre os Jardins

Os Jardins Filtrantes de Sobral, localizados nos Parques da Cidade e Pajéu, abrangem uma área total de 12 mil m². Utilizando uma tecnologia sustentável, melhoram a qualidade da água por meio de plantas aquáticas, pedras e areia para tratar o esgoto sem o uso de produtos químicos. Além de reduzirem o mau cheiro e a proliferação de mosquitos, os jardins proporcionam um belo paisagismo durante todo o ano.

A manutenção dos jardins é realizada sistematicamente pela AMA, com serviços mensais de limpeza, poda, plantio e manutenção. Coletas e amostras de água são regularmente submetidas a análises laboratoriais para garantir a eficácia do tratamento.

O projeto foi idealizado em 2018, com o objetivo de adotar uma solução ecológica, estética e economicamente viável para a despoluição das águas do riacho e do solo. A execução contou com a participação das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Infraestrutura (Seinfra) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).