Sobral deu mais um passo importante nos avanços de melhorias na saúde pública municipal. Os Centros de Saúde da Família (CSF) estão realizando consulta com médicos especialistas por meio da telemedicina. O procedimento ocorre por meio do Núcleo de Telessaúde do Governo do Estado.

A telemedicina é a prestação de serviços médicos à distância, utilizando tecnologias de comunicação e informação. A prática pode oferecer uma série de benefícios para as unidades de saúde, melhorando a acessibilidade, agilidade, eficiência e qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

Os atendimentos são acompanhados de forma presencial com os médicos das unidades, enquanto o especialista faz a consulta por videochamada e interage com o profissional e o paciente.

Além disso, a telemedicina promove a interdisciplinaridade e a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde. Por meio de videoconferências de casos clínicos, médicos de diferentes especialidades podem colaborar e compartilhar experiências, enriquecendo o processo de diagnóstico e tratamento.

“É um procedimento inovador. Trata-se de um atendimento que facilita o serviço com especialistas. Os pacientes podem receber orientações médicas mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera para iniciar um tratamento adequado. E é benéfico também para os profissionais de saúde, otimiza o nosso tempo e nos dá a oportunidade de trocar conhecimentos com outros médicos”, destaca a médica do CSF Estação, Bruna Diniz, que acompanhou uma das consultas.

As especialidades são: cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, gineco-obstetrícia, hematologia, infectologia, mastologia - ginecologia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, nefrologia, neurologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria e reumatologia

Facebook
YouTube