A Prefeitura de Sobral deu início ao Plano de Melhoramento Institucional e Operacional (PMIO) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com o objetivo de transformar a autarquia em uma referência nacional em saneamento ambiental até o ano de 2033. Durante a última semana, uma série de encontros na Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia e no Saae marcaram os primeiros passos desse plano estratégico.

O processo incluiu reuniões com o corpo Diretor do Saae e com o Comitê Técnico, oficinas de capacitação e visitas a campo para compreender as operações e desafios das Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETAs) e do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) e também dos pontos de atendimento ao público.

Esse projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), que visa à modernização de serviços e à promoção do bem-estar ambiental no município. Por meio do financiamento do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), Sobral recebeu um aporte de 50 milhões de dólares, com parte dessa quantia destinada ao fortalecimento institucional e operacional do Saae, em parceria com a Secretaria de Urbanismo , Habitação e Meio Ambiente (Seuma).

A consultoria especializada, liderada pela empresa HWater, terá duração de 12 meses e envolverá engenheiros, especialistas em marketing, finanças e advogados, além de servidores municipais, para um acompanhamento próximo e abrangente. A equipe da HWater estará disponível tanto presencialmente quanto on-line, garantindo a eficiência e o acompanhamento contínuo do projeto.

A iniciativa de modernização do Saae busca transformar nossa autarquia em uma referência nacional em saneamento, com processos mais eficientes e sustentáveis. Nosso compromisso é com o bem-estar dos sobralenses e a preservação dos recursos hídricos para as futuras gerações, fortalecidos pelo apoio do Prodesol e o financiamento do CAF”, afirmou Ana Paula Pires, diretora-presidente do Saae de Sobral.

Além de fortalecer a atuação do Saae, a implementação do PMIO representa uma oportunidade de aprimorar os recursos e serviços de saneamento de Sobral, modernizando processos e assegurando a sustentabilidade do setor para as próximas gerações.

Facebook
YouTube