Neste sábado (02/03), o Centro de Saúde da Família (CSF) Jurandir Carvalho, no Centro, foi palco do lançamento da mobilização estadual contra a dengue, uma parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral. Profissionais de saúde e membros da comunidade se reuniram para dar início às ações de prevenção e combate aos focos do mosquito, sob o tema ‘10 minutos contra a dengue’.

O evento contou com as presenças da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, do deputado federal Leônidas Cristino, da deputada estadual Lia Gomes, e das secretárias da Saúde do Ceará e de Sobral, Tânia Mara e Letícia Reichel, respectivamente.

A vice-governadora Jade Romero reforçou que a melhor estratégia de controle dos vetores e prevenção da dengue, zika e chikungunya é a eliminação de criadouros de mosquitos. “Essa mesma mobilização em Sobral acontece também em outros municípios cearenses, e vamos continuar vigilantes nessa articulação. Vamos juntos parar o mosquito”.

A secretária Letícia Reichel destacou o trabalho incansável dos agentes de endemias e dos agentes de saúde que realizam ações imprescindíveis  no combate ao mosquito da dengue. “Agradeço aos agentes pelo esforço e pelo trabalho contínuo para eliminar a proliferação do Aedes aegypti”.

A iniciativa visa ampliar a conscientização e promover ações educativas em todos os municípios cearenses, incentivando os cearenses a dedicarem 10 minutos semanais para verificar seus lares e locais de trabalho, além de cuidar do ambiente público, mantendo a limpeza urbana e o descarte adequado do lixo. Mais de 75% dos criadouros do mosquito podem ser removidos e eliminados, por isso a importância da participação de todos nesse esforço coletivo.

A conscientização da população sobralense também contou com uma exposição montada no Centro de Referência da Saúde (CSF) Jurandir Carvalho, exibindo amostras do ciclo de vida do Aedes aegypti. O principal foco do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a mensagem de que a prevenção é responsabilidade de cada um de nós. Juntos, podemos combater a dengue e proteger nossa comunidade.

DENGUE EM SOBRAL

A Secretaria da Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde, registrou redução de 87% nos casos confirmados de dengue em 2023 em relação ao ano de 2022. As notificações de casos prováveis de dengue também apresentaram redução de 81%, passando de 6.898 para 1.316. Até a segunda semana de fevereiro, o cenário epidemiológico de redução de casos prováveis é de 58% quando comparado ao mesmo período de 2023. Já em relação aos focos, houve uma redução de 19% quando se compara o mesmo período.