Sobral esteve representado pela enfermeira Sandra Flor, gerente da Vigilância Epidemiológica do município, no Workshop de Planejamento 60 cidades – Melhoria da Informação sobre Causa de Morte. O evento, que ocorreu em Belo Horizonte, foi realizado pelo Ministério da Saúde, com apoio da Fundação Bloomberg, por meio do projeto “Data for Health Innitiative”, e visa à melhoria da qualidade da informação sobre as causas de óbito no país.

Apesar dos investimentos, anualmente mais de 400 mil registros de óbitos com causa básica indefinida (garbagecode) são notificados, o que corresponde a aproximadamente 30% do volume anual. Dentre as ações para redução das causas, consta o acompanhamento de atividades em sessenta cidades das cinco regiões do país, com a finalidade de buscar evidências para implementação de novos modelos visando à redução da causa de morte indeterminada.

O Workshop fez parte do conjunto de ações para a melhoria da qualidade da informação sobre causa de morte e teve como objetivo fomentar o uso dos dados locais a partir de análise e avaliação do cenário sobre mortalidade, qualidade das informações produzidas e buscar estabelecer uma aproximação com a qualidade do diagnóstico de causa de morte informada pelos serviços de saúde local. Procurar identificar ainda os fatores determinantes que influenciam localmente para baixa qualidade do dado visando, também estimular o participante a buscar alternativas e aplicá-las na resolução dos óbitos classificados como "códigos garbage", considerando sua realidade local.

 

Facebook
YouTube