Visando elaborar estratégias para redução da violência baseadas em evidências, Sobral recebeu a visita da consultora sênior da instituição norte-americana National Network for Safe Communities (Rede Nacional de Comunidades Seguras), Samantha Barthelemy. De 12 a 14 de abril, a agenda foi acompanhada pela secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, e pela representante da vice-governadoria, Andreia Coelho, com o objetivo de apresentar a realidade local e os atores envolvidos na política de segurança.
O centro de pesquisa, reconhecido internacionalmente e ligado ao John Jay College of Criminal Justice, é responsável por desenvolver projetos para prevenção e redução da violência em comunidades mais vulneráveis dos Estados Unidos, Suécia, México e Brasil.
Foram realizados diversos encontros com representantes do executivo estadual e municipal, como a governadora Izolda Cela e o prefeito Ivo Gomes, do sistema de justiça (Judiciário e Ministério Público) e penitenciário, além das forças de segurança (Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal). O objetivo foi promover uma escuta qualificada sobre a atuação dos agentes, que irão contribuir na aplicação das estratégias ao longo da execução do projeto.
Samantha ressaltou a diversidade dos estudos que mostram que a violência é um fenômeno com diferentes causas e, portanto, enfrentá-la exige diferentes abordagens e atores. "É fundamental ouvir cada ator desses contextos, entender as causas apontadas e contar também com a ciência para que possamos aplicar um plano consistente para prevenção e redução de violência", destacou.
"O município tem um papel importante no fomento de ações que possam diminuir os fatores de riscos que levam as pessoas a se envolver em episódios de violência. A ideia é colher bons frutos dessas escutas e integração de forças para a efetiva implementação desse plano", finalizou a secretária da Segurança Cidadã.