A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), realizou, nesta quarta-feira (27/11), a Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, no Centro de Convenções.
A secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, destacou a relevância do momento “Essa conferência reflete a importância de unirmos forças para pensar soluções concretas e inclusivas, que beneficiem tanto o meio ambiente quanto as gerações futuras. As propostas elaboradas aqui são fruto de um esforço coletivo e contribuirão significativamente para as discussões nos âmbitos estadual e nacional. É com muito orgulho que Sobral avança neste debate tão urgente e necessário”, disse.
Durante o encontro, cinco eixos temáticos foram debatidos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental. Ao final das discussões, foram elaboradas dez propostas, sendo duas para cada eixo, além da eleição dos 32 delegados, sendo 16 titulares e 16 suplentes, distribuídos em 8 pessoas da sociedade civil, 5 do setor empresariado e 3 do poder público, com seus respectivos suplentes na mesma proporção, e que irão representar Sobral nas próximas etapas estadual, em Fortaleza (março), e nacional, em Brasília (maio), em 2025.
O evento reuniu representantes do poder público, setor privado e sociedade civil para discutir questões fundamentais sobre o futuro ambiental. A conferência integrou a etapa preparatória para a Conferência Estadual do Meio Ambiente em março de 2025, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), e para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), que ocorrerá de 6 a 9 de maio de 2025, em Brasília.