Representando o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho, recebeu, nesta quinta-feira (26/10), o título de Prefeito Inovador 2023, referente à iniciativa de modernização e inovação no município com o lançamento do Sistema de Processo Administrativo Digital de Sobral (Proadi-Sol).

O secretário Ramom Carvalho agradeceu o reconhecimento e destacou o incentivo do prefeito para que a gestão esteja em constante melhoria. “Para a gente é uma honra ser premiado aqui nesse dia. O prefeito Ivo Gomes tem em vista a melhoria do serviço, a agilidade, novas ferramentas. Ele nos instiga a correr atrás e implementar novos processos. E queria agradecer a todos os servidores da Prefeitura de Sobral que participaram desse processo de criação do Proadi até que ele virasse realidade”, disse.

Além do título, Ramom ainda apresentou o painel “Otimizando Processos e Serviços Públicos por meio da Tecnologia”, no qual destacou os resultados que Sobral vem alcançando com as ações de modernização da gestão. Dentre elas estão o AgendaSol, uma plataforma para oferta de serviços públicos digitais, como Emissão Digital da Credencial de Estacionamento para Pessoa Idosa ou Deficiente; publicação de Atos de Licenciamento Ambiental; e emissão do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que só neste ano já atingiu a marca de 33.381 serviços digitais prestados.

Outra iniciativa foi a implantação do Proadi-Sol, que garantiu o título de “Prefeito Inovador 2023”. O sistema consiste na abertura e no acompanhamento de Processos Administrativos de forma totalmente digital, também podendo ser acessado pelo cidadão para requerer um serviço ou para acompanhar o seu andamento até a conclusão. "Além disso, o processo digital garante mais segurança e comodidade para o cidadão e para a gestão", afirmou o secretário Ramom Carvalho.

O evento foi direcionado, sobretudo, para pequenos e médios municípios, o que proporcionou a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público, melhorando a comunicação com os munícipes e promovendo um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico.

O momento reuniu prefeitos, gestores públicos, prestadores de serviço e vereadores interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades da Região de Fortaleza com a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico.