Representando o prefeito Ivo Gomes, a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, e o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGP-PV), receberam, em Brasília, o Prêmio Periferia Viva, concedido pelo Governo Federal. A comenda foi entregue pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelos ministros Jader Filho (Cidades) e Anielle Franco (Igualdade Racial), entre outros.
Sobral conquistou o primeiro lugar na categoria de iniciativas governamentais, empatando com outra ação. Além disso, foram premiadas 150 iniciativas de organizações da sociedade civil e 25 de assessorias técnicas.
O prêmio, em sua primeira edição, tem como objetivo valorizar iniciativas comprometidas com a transformação dos territórios periféricos do Brasil.
“O dia de hoje é o dia em que a periferia desse país se torna visível para o governo e a sociedade”, declarou o presidente Lula.
Na ocasião, foi lançado o Programa Periferia Viva, que prevê investimentos de mais de R$ 7 bilhões nas periferias do Brasil, envolvendo ações de 16 ministérios. O prêmio é uma das iniciativas contempladas nesse pacote.
SOBRE A UGP
A Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGP-PV) é uma estratégia municipal com dois eixos principais: a produção e circulação de conhecimento sobre violência e a atuação territorial, promovendo a articulação entre políticas públicas e jovens. A UGP foi criada pelo prefeito Ivo Gomes, por meio do Decreto nº 1950, ainda no primeiro ano de sua gestão.