Nesta quarta-feira (21/02), a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, recebeu a secretária executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva, o orientador da célula de Promoção da Igualdade Racial, Leno Farias, e lideranças ciganas (Instituto Cigano do Brasil) para discutir a passagem da Caravana Brasil Cigano do Ministério da Igualdade Racial em Sobral.

Por meio da iniciativa, o Ministério está convocando os ciganos que vivem em todo o país a apresentarem suas dificuldades, desafios e sugestões de políticas públicas.

Segundo Martir, o Estado e o Ministério estão discutindo o formato e se Sobral receberá comunidades ciganas de todo o estado ou se serão realizados mais de um evento no estado. A provável data do evento é a última semana de março. A proposta é que a ação ocorra na Fazenda Joelma, em Jaburuna (BR-222), uma comunidade do povo cigano. Além da escuta e da oferta de serviços, a comunidade deverá realizar também uma manifestação cultural.

Segundo a secretária Andrezza Coelho, “Sobral tem cerca de 108 famílias ciganas em três locais: Sumaré, Jaibaras e Jaburuna, que vêm sendo acompanhadas por meio do Núcleo da Igualdade Racial, da Coordenadoria dos Direitos Humanos”.

Facebook
YouTube