Nesta sexta-feira (12/08), a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), Marília Ferreira Lima, e os coordenadores da Habitação e Regularização Fundiária, Lessa Golignac, e Planejamento Urbano, Alana Figueiredo, participaram de reunião com consultores do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para implementação do plano de Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPI).
O objetivo do encontro foi a apresentação das ações de assessoria técnica desenvolvidas em parceria entre o IAB e a Fundação Bernard van Leer (FBvL). Este plano será implementado em Aracaju, Teresina e Sobral, municípios que integram a rede Urban95.
BAPIs
Os “Guias para o desenvolvimento de bairros amigáveis à Primeira Infância”, produzidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), reúnem informações sobre a necessidade de considerar os bebês, crianças mais novas e seus cuidadores no plano de um bairro, além de cinco objetivos a serem estabelecidos e buscados. No total, são quatro guias divididos em: Estruturação de políticas públicas, Manual de políticas públicas, Diretrizes para desenho urbano e Indicadores para monitoramento.
Segundo a coordenadora do Planejamento Urbano, Alana Figueiredo, para a realização dos BAPIs “precisaremos nos aproximar bastante da população de cada território, entendendo as suas necessidades, vivenciando suas dificuldades e dando voz, especialmente, às crianças e seus cuidadores nesse processo, para que as intervenções consigam construir um local melhor para todos viverem”, pontuou.