A taxa de mortalidade infantil no município de Sobral caiu de 14,05%, em 2022, para 8,72%, em 2023. O índice é calculado levando em consideração o número de óbitos até um ano de idade.

O indicador de saúde é representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, país ou região.

A taxa de mortalidade infantil alcançada é resultado do comprometimento do município com a saúde materno infantil, ao garantir pré-natal e atendimento à criança menor de um ano de qualidade, de fácil acesso e com humanização e vigilância. Além disso, a oferta de métodos de contracepção para o planejamento familiar também é uma das formas de contribuir para a redução da mortalidade infantil.

No Brasil, a taxa de mortalidade materna segue em declínio, porém ainda é expressiva. São 22 crianças mortas para cada mil nascidos vivos. “Em Sobral, estamos em busca cada vez mais de melhores condições de vida para nossa população, empenhados em oferecer um planejamento familiar com qualidade, refletindo no declínio da fecundidade, assistência ao pré-natal e puerpério com qualidade em todos os 38 CSFs; assistência ao parto eficaz nas maternidades do município, bem como promoção à saúde e prevenção de agravos, através de grupos de gestantes e puericulturas realizados tanto na zona urbana quanto rural do município. Tudo isso reflete esta queda significativa da mortalidade infantil”, reitera a gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Flora Lia.

A conquista também é fruto de uma ação integrada entre diversos setores da saúde. Políticas como a Estratégia Trevo de Quatro Folhas, o Projeto Coala, o Flor do Mandacaru e a puericultura são preponderantes na atenção à Primeira Infância para obter significativa queda nos índices.

Facebook
YouTube