Foi realizado, nesta segunda-feira (01/07), o Seminário de Capacitação, Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Escravo No Ceará, organizado pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral e contou com o apoio das secretarias municipais do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e dos Direitos Humanos e da Assistência Social (SEDHAS).

Após a mesa de abertura, o evento seguiu com três mesas: a primeira, intitulada "Panorama sobre o trabalho escravo: conceito; como identificar; como denunciar", teve como expositores Christiane Nogueira e Virgínia Neves, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), e Gilberto Frota, auditor fiscal do Trabalho de Sobral.

A segunda mesa teve a apresentação do Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo e Pós-Resgate, com Wesley Aguiar, Jalmi Teles e Vládia Mourão, técnicos da Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos
Humanos na Secretaria dos Direitos Humanos do estado.

Por fim, Edno Moura, procurador do estado do Piauí, apresentou a experiência na atuação na Cadeia Produtiva da Carnaúba no Piauí, projetos desenvolvidos.

O evento teve a presença do secretário Bruno Gomes (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), da secretária executiva dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Emanuelle Carneiro, de representações de organizações sociais que atuam com a pauta (Comissão Pastoral da Terra - CPT), de servidores municipais de várias secretarias e representações de outros municípios da Região Norte.