Sobral atingiu cerca de 97% de vacinação contra a febre aftosa dos rebanhos de bubalinos e bovinos de todas as idades. O resultado superou a meta de 90% da campanha e somou para que o estado do Ceará se tornasse zona livre sem vacinação da doença, com o recorde de 97,81% de imunização.

A Campanha Emergencial, encerrou no dia 15 de maio e, segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), além do número expressivo de vacinações, o estado também conseguiu outros feitos, com recorde na declaração das propriedades, com 94,47% delas georeferenciadas e todos os 184 municípios cearenses com índice de vacinação acima dos 90%.

Na sede e nos distritos de Sobral, a operação foi organizada pela Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da Coordenadoria de Sanidade Animal e da Adagri, que realizaram ações de conscientização, mutirões de declaração da vacina e auxilio com vacinações assistidas. Ao todo, apenas na STDE, foram registradas mais 860 declarações.

“Agradecemos aos nossos produtores que atenderam ao nosso chamado e compareceram para a realização da vacina contra a Febre Aftosa, chegamos à marca de cerca de 97% do nosso rebanho vacinado, conseguindo atingir nossa meta. Através da Portaria nº 678, de 30 de abril de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ceará está oficialmente zona livre sem vacinação, o que traz um ganho econômico a todo setor agropecuário, expandindo nosso mercado”, ressalta a coordenadora de Sanidade Animal, Ana Maria Moura.

Para auxiliar no processo, a Prefeitura de Sobral, também recebeu da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), vacinas contra a doença, que foram distribuídas de forma gratuita para os produtores.

Outras informações: (88) 36954137

Assessoria de Comunicação da STDE