Pela primeira vez, 100% das escolas municipais de Sobral irão participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2018). Cerca de 970 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 28 escolas sobralenses deverão realizar a prova da primeira fase, dia 14 de agosto.

A atividade compõe a programação do Ano Municipal das Ciências, em comemoração ao centenário do eclipse de Sobral, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein, e está alinhada com a elaboração do novo currículo de Ciências e a adesão do município ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

O objetivo da OBFEP é despertar o interesse dos estudantes pela Física e Ciências, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF).