Uma comitiva de Sobral, composta por conselheiros, servidores municipais e representações da sociedade civil, participou da 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), entre os dias 17 e 18 de outubro, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza.

O evento estadual acontece após a realização das etapas municipais e regionais e antes da etapa nacional. Os momentos contam com debate de propostas para o estado e para a União, além de escolhas de delegados para a etapa nacional.

Os conselheiros municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, João Batista Silva Cruz e Francisco Barbosa Machado, foram eleitos, na ocasião, como delegados da conferência nacional e deverão representar Sobral e o Ceará no evento que será realizado em Brasília, entre 11 e 14 de dezembro.

Uma conferência é um evento convocado pelo chefe do poder Executivo e pelo presidente do Conselho daquela área específica, com a finalidade de ouvir da população uma avaliação e sugestões para a execução das políticas públicas. As conferências costumam ser convocadas, primeiro, pelo presidente da República e pelo presidente do conselho nacional da área específica, já com datas previstas para as etapas municipal e estadual. Estados e municípios, baseados na convocação nacional, organizam suas etapas.