A Secretaria da Saúde, por meio da Célula de Saúde da Mulher e Regulação Municipal, conseguiram novamente zerar a fila de espera para consulta de gestantes no pré-natal de alto risco.

A agilidade destes atendimentos garante a efetividade do cuidado prestado, diagnósticos e tratamentos em tempo oportuno, contribuindo diretamente para a prevenção da mortalidade materna e infantil de Sobral.

Em 2023, a Célula de Saúde da Mulher realizou 3.772 consultas de gestantes de alto risco e 2.093 ultrassonografias obstétricas, morfológicas fetais e dopplers, complementando o cuidado das gestantes.

No pré-natal de alto risco, as gestantes são avaliadas por uma equipe interprofissional composta por médicos obstetras, ginecologistas, ultrassonografistas, enfermeiras obstetras, psicóloga e nutricionista, além da equipe técnica, garantindo assim um cuidado efetivo e com múltiplos saberes.

“A Célula de Saúde da Mulher, os Centros de Saúde da Família e a Regulação Municipal continuarão trabalhando de forma articulada para garantir a prestação do cuidado em tempo hábil, conseguindo assim tratar adequadamente as patologias gestacionais e garantir o melhor tratamento. Temos muito zelo e carinho pelas gestantes sobralenses e queremos sempre o melhor cuidado para elas”, destaca a gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro.

Facebook
YouTube