Foi realizada, na noite dessa sexta-feira (29/06), a solenidade de entrega dos certificados Selo Bronze de Qualidade 2018. No evento, realizado no Centro de Convenções, foram premiadas 20 Equipes de Saúde da Família, que estão distribuídas em 12 Centros de Saúde da Família, e anunciado pela coordenadora da 11ª CRES, Mônica Lima, que Sobral está entre os 100 municípios cearenses que participarão do rateio de R$ 10 milhões do incentivo instituído pelo Governo do Ceará na mobilização "Todos Contra o Mosquito", para investimentos em ações de combate ao Aedes aegypti. Sobral deve receber R$ 105 mil.

Para participar do rateio, os municípios cumpriram seis critérios de execução das ações previstas para o período de julho a dezembro de 2017, estabelecidos no Termo de Compromisso assinado pelo Governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Henrique Javi, ano passado. O investimento chega a representar um incentivo de mais de mil por cento o valor do Piso Fixo da Vigilância em Saúde, repassado pelo Ministério da Saúde.

Em sua fala, o prefeito Ivo Gomes aproveitou para reforçar a importância do recebimento dos selos. "Não é que vocês tiraram o terceiro lugar, porque tem prata e ouro, só foi premiado bronze. Então, o que foi premiado aqui foi o top do Ceará. Eu estou muito feliz isso, porque isso é o coroamento s um trabalho que vem sendo feito há muito tempo em Sobral", disse o prefeito, parabenizando os profissionais do município cearense que mais recebeu selos, ultrapassando, inclusive, a capital Fortaleza.

Na ocasião, Ivo Gomes falou ainda sobre o investimento de R$ 228 milhões em saúde, no ano passado. "A Constituição determina que os municípios gastem, pelo menos, 15% de toda a arrecadação em saúde pública, assim como determina que gaste 25% em educação. Nós gastamos, ano passado, 27% em educação, dois pontos percentuais acima do piso, e gastamos 24% em saúde", disse o prefeito.

O secretário da Saúde de Sobral, Dr. Gerardo Cristino, reforçou a importância de valorizar a Atenção Primária. "O maior valor da gente é o paciente, é a satisfação do paciente. E para isso, é preciso criar um fluxo de valor, para que o que o paciente necessita e deseja sejam alcançados (...). O que é fluxo de valor? Como disse a doutora Mônica, é quando cada membro da equipe contribui para que o desejo do paciente seja obtido. Aquilo que ele deseja: ser atendido com cordialidade, ter o medicamento que ele necessita, que o médico atenda aquele agravo em que se necessita ser atendido, em seguida, ser acompanhado. Esse é um fluxo de valor", falou o secretário.

Gerúsia Gurgel, coordenadora da Atenção Primária, destacou que a conquista dos selos não vem por desejo de incentivo financeiro (o selo não prevê nenhum ganho em dinheiro), mas sim, pela vontade de melhorar o atendimento aos usuários do sistema público de saúde de Sobral. "Nós buscamos melhorar o acolhimento que é uma das principais propostas, um dos maiores desejos do nosso prefeito: melhorar o acolhimento da nossa população, trabalhando com classificação de risco, melhorando também, a partir dessa avaliação, a estratificação de risco dos grupos prioritários, trabalhando com a implantação de procedimentos operacionais padrão, monitoramento e avaliação dos processos que a gente vem implantando. Então, é um processo contínuo, de melhoria contínua", disse Gerúsia.