Dentro da edição 2018 do projeto Corredores Digitais, que visa disseminar e incentivar o empreendedorismo e inovação para os jovens, um dos destaques é o Smart Capacete, da startup do aluno sobralense Gean Viana. O projeto é o único do Ceará a participar da Maker Faire 2018 (a maior feira internacional de inventores) e ficou entre os oito projetos destaques, sendo publicado na revista MAKERZINE de Nova York.

Visando o mercado de ciclismo, que vem crescendo em todo o país, a Smart Capacete desenvolveu um capacete que auxilia os ciclistas em seus trajetos, com mais conforto e segurança. O capacete possui sensores de movimento que permitem, com apenas gestos de mão, a ligação de luzes indicadoras de direção. Além disso, o equipamento possui bluetooth para conexão com smartphones, Leds com pisca-alerta e está sendo trabalhado para que o conforto no uso seja ainda maior.

O projeto, desenvolvido com auxilio da incubadora Corredores Digitais, está sendo testado com grupos de ciclistas e pretende iniciar produção em 2019. De acordo com o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Inácio Ribeiro, juntamente com Inova Sobral, o projeto Corredores Digitais compõe a política de apoio a startups no município.

Em Sobral, o projeto é realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (SECITECE) em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Desde a sua concepção, em 2010, mais de 100 jovens participantes e 15 empreendimentos digitais foram formados nesse período em Sobral.

Na foto (da esquerda para direita) a equipe da Smart Capacete: João Valdemir do Nascimento, João Carlos Figueredo Tomaz e Gean Viana Rodrigues.

Facebook
YouTube