A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (SEDHAS), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Manoel Vieira Linhares (CREAS), participou do Encontro Regional das Mulheres Agricultoras, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral (STTR). O evento foi realizado na quarta-feira (21/03).

Na oportunidade, o assistente social Marcos Portela, a psicóloga Leila Leite e o orientador social Cristiano Peres apresentaram as políticas de acompanhamento às situações de risco social em decorrência da violência. O CREAS é o serviço responsável por realizar o atendimento às famílias e indivíduos com violações de direito em decorrência de agressões físicas, psicológicas, patrimoniais, dentre outras. O serviço expôs também uma apresentação lúdica sobre a história da conquista dos direitos da mulher.

CREAS

O CREAS Manoel Vieira Linhares, que comemora 10 anos de atividades em maio de 2018, é o serviço municipal responsável pelo acompanhamento de violações de direito, cujas vítimas sejam crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, além de questões como discriminação por etnia, orientação sexual ou religiosa, dentre outras.

As denúncias podem ser feitas pessoalmente, por telefone 3695-5200 ou por encaminhamento de outras políticas públicas ou do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). O equipamento conta com equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogado e profissionais de nível médio. Entre os serviços prestados, está o de assessoria jurídica gratuita, que pode ser acessado por qualquer cidadão sobralense.