Nesta quinta-feira, (25/01), Sobral recebeu a equipe técnica da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), que veio conhecer de perto o sistema de funcionamento dos Jardins Filtrantes, uma solução sustentável de tratamento de esgoto.

A visita teve início no Parque da Cidade, na caixa de areia onde se encontra o ponto inicial do sistema do jardim. A condução ficou a cargo do paisagista e consultor Bruno Ary, acompanhado pela superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, Úrsula Nóbrega, e pela secretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral, Marília Ferreira Lima. Juntos, explicaram detalhadamente o funcionamento do sistema para o giretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano de Arruda. A jornada terminou no último tanque do jardim, localizado no Parque Pajeú.

Em seguida, todos os participantes exploraram o jardim sensorial, situado na sede da AMA, proporcionando aos visitantes a ampliação da percepção ambiental por meio da estimulação dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.

Também, estiveram presentes Fernanda Fernandes, coordenadora geral do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), Allan Giovani de Souza, representante da empresa Azimute Tech, responsável pela identificação de ligações irregulares de esgoto em Sobral no âmbito do Prodesol, e outros representantes envolvidos na execução do projeto.

Sobre o Jardim Biofiltrante

O Jardim Biofiltrante do Riacho Pajeú (JBRP) é uma  Solução Baseada na Natureza (SBN) que se estende por todo o Parque da Cidade e pelo Parque Pajeú, totalizando 1,19 quilômetros lineares e 12 mil m² de área.

Concluído em 2020, em colaboração entre as secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Infraestrutura (Seinfra), juntamente com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), o projeto foi financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). Sua eficácia reside na filtração das águas por meio de um processo que utiliza plantas como agentes de purificação ambiental.

Além de representar uma alternativa ecológica, esses jardins contribuem para a qualificação paisagística dos Parques da Cidade e Pajeú. Em 2023, o JBRP foi reconhecido nacionalmente, conquistando o primeiro lugar na categoria 'Governo' na 8ª edição do Prêmio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).