Na última quarta-feira (05/06), o quintal da Casa da Cultura recebeu o lançamento de duas produções da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGP-PV): o “Livro das Trajetórias”, que traz relatos sobre vidas periféricas, suas vivências, vulnerabilidades e superações; e a “Cartilha da Prestação de Serviços Comunitários Humanizada”, importante ação coordenada pela UGP-PV em articulação com o Ministério Público.

O Livro de Trajetórias foi composto por artigos de 38 autores, que trazem relatos baseados em vivências dos jovens da periferia de Sobral, especialmente, do território 1, composto pelos bairros José Euclides, Vila União e Nova Caiçara.

Já a cartilha do PSC Humanizado foi organizada pela equipe da UGP, com apoio do Ministério Público. O programa garante cumprimento de serviços para pessoas que cometeram crimes de menor potencial ofensivo (contravenções penais e crimes cuja pena não ultrapassem 2 anos) nos equipamentos públicos. A Prestação de Serviços Comunitários (PSC) é uma forma de pena alternativa e é aplicada pelo Poder Judiciário nos casos em que a lei prevê. A UGP-PV coordena a ação, articulando com as políticas públicas para a recepção dessas pessoas.

O evento de lançamento teve a presença da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, e do coordenador da UGP, Ivo Duarte, além de uma mesa com parte da equipe responsável pela cartilha e pelo livro, com depoimentos sobre como foi o caminho para a produção dos materiais. Além disso, estiveram presentes servidores e ex-servidores da UGP-PV, além de jovens da periferia que tiveram suas trajetórias retratadas no livro (com nomes fictícios).

Acesse a cartilha AQUI 
Acesse o livro AQUI 

Facebook
YouTube