A Secretaria da Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), participou de reunião com catadores de materiais recicláveis sobre ações no município, para melhoria das condições de trabalho e fortalecimento das ações da categoria. A atividade é mensal e é realizada pela Secretaria das Cidades do Governo do Estado e Secretaria de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos do Município e conta também com a parceria da Autarquia Municipal do Meio Ambiente.
De acordo com a gerente da UVZ, Amanda Rocha, “o trabalho dos catadores é muito importante na redução de materiais que possam funcionar como focos do mosquito, dando uma destinação adequada para esses recipientes além de reduzir a quantidade de descarte. Esses profissionais são verdadeiros colaboradores da saúde e do meio ambiente”.
A atividade ocorreu no Centro de Convenções e participaram 38 catadores. Na ocasião foram discutidas as dificuldades nos trabalhos de coleta, como pessoas que ainda não separam os resíduos secos dos úmidos e acidentes com materiais perfurocortantes mal armazenados. Além disso, também foi feita apresentação da Associação dos Catadores de Fortaleza e apresentação da UVZ sobre a importância do reaproveitamento de resíduos recicláveis no combate ao mosquito Aedes aegypti, especialmente no período de chuvas.