Para celebrar o Dia Nacional desse importante bioma, começou nesta terça-feira (26/04), o IV Seminário em Comemoração ao Dia da Caatinga, promovido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em parceria com a Prefeitura de Sobral. Até o dia 29 de abril, a programação contará com mesas redondas, palestras, minicursos, workshops e a exposição fotográfica “retratos do semiárido nordestino”, que mostra a fauna e flora da caatinga de autoria da bióloga, fotógrafa e gerente de Educação Ambiental da AMA, Margareth Muniz.
A abertura do evento reuniu professores e acadêmicos e contou com a participação do superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), Erlânio Matoso, que destacou a importância do tema e a parceria do órgão ambiental com a UVA.
“A AMA se faz presente em todos os eventos que abordem o conhecimento, as necessidades de proteção ambiental e, no caso particular, da caatinga, um ecossistema importante para nossa região, para nossa cultura. Precisamos nos interessar pelo tema, defender, conhecer e difundir esse conhecimento com as pessoas. A academia é o espaço propício para isso, ela faz ciência e gera conhecimento. Contem sempre conosco”, pontuou o gestor.
A mesa de abertura contou com presença do vice-reitor da UVA, professor Francisco de Carvalho; das pró-reitoras Jônia Tírcia Albuquerque (Graduação), Rebeca Sales (Extensão) e Cleidimar Rodrigues (Gestão de Pessoas); da diretora do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, Marlene Figueiredo; do professor Jander Barbosa Monteiro, representando o Sindicato dos Docentes da UVA (SINDIUVA); e do presidente do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas da UVA, Israel Rodrigues.
O encerramento do seminário será no dia 29 de abril com uma excursão até a Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (Revis), no distrito de Taperuaba, e ao Olho D’água do Pajé, no distrito de Aracatiaçu, com saída do campus Betânia.
O evento é uma realização do Curso de Ciências Biológicas da UVA em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da AMA, e conta com o apoio da Associação Caatinga, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), do Curso de Biologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Reitoria da UVA.
Confiras a programação completa AQUI