A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), iniciará, nesta quarta-feira, (08/12), a aplicação da dose de reforço com um novo prazo de 120 dias de intervalo.
Serão aplicadas doses de reforço para pessoas que tomaram a segunda dose até o dia 10 de agosto, de acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Letícia Reichel. "Isso vale para quem tomou as duas doses de Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, com qualquer idade". destacou. "O intervalo de quatro meses é contado a partir da data de aplicação da segunda dose. O intervalo mínimo é 120 dias, o equivalente a quatro meses", explicou Letícia Reichel.
O município recebeu lotes do imunizante da Pfizer para dose de reforço, independente de qual vacina a pessoa recebeu nas duas primeiras doses. A dose de reforço também vale para os imunossuprimidos, que são as pessoas com o sistema imunológico mais vulnerável. Para esse grupo, o intervalo atual é de 28 dias após a segunda dose, independente do imunizante aplicado.
Sobral aplicou, até esta terça-feira (07/12), 348.444 doses de imunizantes contra Covid-19, sendo 170.152 primeiras doses, 153.148 segundas doses, 4.904 doses únicas e 20.240 doses de reforço. Esses números correspondem a 75,7% da população total com esquema vacinal completo.