Há dois anos, o Transporte Urbano de Sobral (TranSol) foi implantado no município com o intuito de promover uma reestruturação na mobilidade urbana da cidade. O resultado positivo do projeto tem refletido, também, na economia local. A venda de bilhetes do TranSol se tornou uma alternativa para pequenos empreendedores reforçarem a renda familiar.
Para o senhor Eurides Sales, 53 anos, a venda das passagens é mais uma forma de incrementar a renda familiar mensal. "Me ajuda muito. Tem dias que dá pra ganhar cinquenta reais, outro dia ganha vinte reais. É também através da venda dos bilhetes que ajudamos as pessoas. Tem gente que só tem 50 centavos e precisa embarcar. A gente bota do bolso da gente pra ajudar a pessoa", pontuou.
Eurides ressalta, ainda, a importância de contar com o apoio e ajuda da família no negócio. "Sou eu e meu filho à frente das vendas. Eu ganho de um lado e ele ganha do outro. Não dá pra gente enriquecer, mas riqueza não é tudo. O importante é a gente tá com saúde”, destacou.
Para Junior Sales, 25 anos, filho de seu Eurides, o dia a dia no Mercado Público de Sobral é intenso, mas ajuda nas vendas. "Vendemos bastante. Estou sempre auxiliando o meu pai. As pessoas quando descem [do ônibus] já compram da gente e financeiramente ajuda muito”, comemora.
Além dos bilhetes de passagem do TranSol, Eurides e seu filho aproveitam o movimento do Mercado e, entre um embarque e desembarque, acabam vendendo também outros produtos, como água e picolé. É a Prefeitura de Sobral transformando a mobilidade, fortalecendo a economia e fazendo do TranSol cada vez mais o Transporte Urbano dos sobralenses.