Com o tema Saúde do Adolescente: Ressignificando aspectos de abordagem e acolhimento, a VI Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência de Sobral inicia nesta segunda-feira (11/03).

A Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência busca fortalecer as políticas públicas voltadas para os adolescentes, com o intuito de reforçar ações preventivas e educativas que ajudem a diminuir a ocorrência de gravidez nessa faixa etária. No ano de 2023, Sobral atingiu a menor taxa de gravidez na adolescência dos últimos anos: 7,93.

A saúde do adolescente é uma questão muito importante e ressignificar a abordagem e o acolhimento é essencial para garantir que os jovens tenham acesso a informações e cuidados adequados. Essa iniciativa busca promover uma reflexão sobre como lidamos com essa questão, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas e as práticas de atendimento aos adolescentes. É fundamental que haja um ambiente acolhedor e seguro para que os jovens possam buscar orientação e cuidados relacionados à saúde sexual e reprodutiva.

A ação anual é realizada pela Estratégia Trevo de Quatro Folhas, por meio do projeto Flor do Mandacaru, que atua com adolescentes de 10 a 19 anos e é referência em apoio à Saúde do Adolescente e na redução dos índices de gravidez na adolescência. O projeto atende jovens de 10 a 19 anos, ao fornecer um espaço para escuta, atendimento e reflexão para conversas diversas.