Documento foi assinado por prefeitos durante conferência realizada pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, Programa Cidades Sustentáveis, Prefeitura de São Paulo e Banco Mundial

A vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, assinou, na última quarta-feira (18/09), a “Declaração de São Paulo sobre sustentabilidade urbana: um chamado para integrar nossas respostas às mudanças climáticas, à perda de biodiversidade e à desigualdade social”. A assinatura do documento ocorreu em São Paulo, durante a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”. Prefeitos brasileiros e de outras cidades do mundo pactuaram ideias para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

A Declaração de São Paulo é um compromisso dos governos municipais com ações concretas para o enfrentamento às mudanças climáticas e à perda da biodiversidade. No pacto, os governantes se responsabilizam pela definição de metas de baixa emissão de carbono, pelo desenvolvimento de planos de ação para conservar e aumentar a biodiversidade urbana, integrar informações climáticas e de biodiversidade ao planejamento espacial, dialogando com medidas de desenvolvimento urbano compacto e conectado.

Em linhas gerais, a Declaração consolida os objetivos de aproximar a natureza das pessoas, defender a inclusão social e promover as soluções baseadas na natureza como ideias para melhoria dos ecossistemas, aumentar a qualidade de vida e resiliência urbana (capacidade que uma cidade tem de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se da exposição às ameaças).

A Declaração de São Paulo é um esforço coletivo entre autoridades locais pelo cumprimento do Acordo de Paris, que visa a redução do aquecimento global.  As cidades são reconhecidas como parte da solução para uma mudança climática no âmbito do tratado mundial aprovado em 2015, em Paris. Por isso, uma resposta integrada entre cidades e governos locais pode ajudar os governos nacionais a apoiarem ativamente os objetivos acordados em Paris.

Todas as cidades são convidadas a manifestar apoio à Declaração, seja tomando medidas, seja registrando, desenvolvendo ou compartilhando boas práticas. Mas, conforme o documento “firmar esta declaração, embora não seja uma exigência, oferece a oportunidade de reconhecer cidades líderes mundiais em sustentabilidade urbana”.

Leia a Declaração de São Paulo AQUI