A vice-prefeita Christianne Coelho, juntamente com a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Aguiar Coelho, participou, nesta segunda-feira (02/08), na praça do Theatro São João, da abertura oficial da XII Semana Municipal do Aleitamento Materno (SMAM 2021), cujo tema deste ano é "Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos". Também participou do evento Larisse Araújo, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde.

Nós sabemos que amamentar não é uma tarefa só da mãe, mas que também requer o apoio da família, dos profissionais da saúde e das pessoas de seu convívio. É uma atitude da mãe, mas todos somos corresponsáveis”, disse a vice-prefeita. Ela destacou também que Sobral tem realizado um grande trabalho nessa área, que já se inicia com o planejamento familiar e com o pré-natal.

Tudo é feito com muito amor e com muito carinho, por que sabemos o quanto é importante os primeiros meses de aleitamento exclusivo para o bebê. Isso fortalece os vínculos e impacta diretamente no desenvolvimento saudável da criança”, reforçou Christianne Coelho.

Durante a solenidade, algumas famílias foram contempladas com o certificado “Família apoiadora do aleitamento materno exclusivo”. Pelo bom desempenho nos cuidados com a mãe e com o bebê, os Centros de Saúde da Família (CSFs) foram certificados com o Selo Trevo de Quatro Folhas.

O evento é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Secretaria da Saúde (SMS), Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e Gabinete da Vice-Prefeitura. A Semana Municipal do Aleitamento Materno tem como objetivo divulgar a importância da amamentação não só para as mães, mas também familiares e profissionais, além de sensibilizar a sociedade quanto ao apoio à mulher que amamenta.

A Semana Sobralense do Aleitamento Materno foi criada em maio de 2005 (Lei nº 593). Ela integra o calendário oficial do município e é comemorada anualmente na primeira semana de agosto.

Todos os Centros de Saúde da Família, os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Centros de Educação Infantil (CEI) do município irão receber atividades alusivas ao evento.

Facebook
YouTube