Com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, realizará, no dia 20 de dezembro, a quinta edição da campanha Confraternização Solidária, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce/Sobral). A coleta de sangue acontecerá, das 9h às 17h, na sede da Vice-Prefeitura, localizada na Avenida Dr. Guarany, 1138.

No mês de dezembro, com as festividades natalinas e de ano novo, os bancos de sangue costumam sofrer com a falta de estoque para suprir a demanda dos hospitais. As campanhas de doações de sangue se tornam mais necessárias a cada ano.

Pensando nisso, a vice-prefeita Christianne Coelho articula com o Hemoce, há cinco anos, uma campanha de doação de sangue que mostra o espírito solidário e cidadão dos sobralenses.

QUEM PODE DOAR

Para doar sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal. O Hemoce disponibiliza no site o Termo de Consentimento para menores de 18 anos.

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Facebook
YouTube