A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Cultura e Turismo (Secult) e da Educação (SME), apresentam, do dia 24 a 27 de outubro, a VII Semana do Patrimônio, que neste ano terá como tema “O Patrimônio Cultural e a Primeira Infância”. O evento conta com programação gratuita e aberta ao público.

Serão realizadas diversas atividades voltadas para as crianças, com o objetivo de promover uma maior proximidade dos pequenos com o patrimônio do município, além da realização da educação patrimonial, estimulando a conversa geracional sobre as vivências pessoais acerca da paisagem cultural. A ocasião acontece em alusão ao Dia Municipal do Patrimônio, celebrado no dia 28 de outubro.

“É de extrema importância a oferta com oportunidades de trocas como essa para as nossas crianças, para que possam valorizar e conhecer realmente a cidade da qual fazem parte. As conversas entre diferentes gerações deixa o momento ainda mais rico para a experiência dos que participam das ações”, disse Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.

A programação é uma realização da Seuma, Secult e SME, com o apoio da Liga de Patrimônio e Museologia (LAPAM) .

TERÇA (24/10)

Atividade de educação patrimonial com a primeira infância

Tema: O que é o patrimônio infantil de Sobral?

Local: CEI Ivoni Aguiar

QUARTA (25/10)

Conselho de Patrimônio Cultural - COMPAC

Tema: Reunião ordinária com temática da Capoeira

Local: Casa da Cultura

Roda de Conversa

Tema: Histórias de Primeiras Infâncias no Patrimônio de Sobral

Horário: 19h - 21h

Local: Quintal da Casa da Cultura

QUINTA (26/10)

workshop

Tema: Como intervir em imóveis históricos? Princípios relevantes para conservação e restauro.

Local: Salão da Escola de Belas Artes Raimundo Cela

Palestrante: Beatriz Monte

SEXTA (27/10)

Pintando o Patrimônio - Atividade infantil de pintura