Foi realizado, nesta quarta-feira (25/05), o workshop “Desafios contemporâneos para a participação e controle social das políticas públicas”, no auditório da Defensoria Pública do Ceará em Sobral. Organizado pela Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Estado do Ceará (Asemov), órgão ligado à Casa Civil do Governo do Estado, o evento contou com mobilização da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenadoria de Articulação Intersetorial.
A mesa de abertura teve a participação da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, da titular da Asemov, Zelma Madeira, e de representantes dos conselhos municipais. O encontro reuniu lideranças de movimentos sociais e coletivos, representantes da sociedade civil (de conselhos, fóruns, dentre outros) e servidores que atuam com controle social, num debate sobre a importância da mobilização e participação social.
Após a mesa, Zelma conduziu uma palestra sobre controle social. “As políticas públicas devem ser espaços de constante interlocução, de formulação conjunta, através de uma ação comunicativa, que envolva o maior número de atores sociais da coletividade, voltada para o interesse público. É um trabalho árduo, que fortalece a esfera pública”, afirmou.
A Asemov tem como objetivo assessorar e coordenar as relações de acolhimento aos movimentos sociais e sociedade civil organizada, dentro da administração pública estadual, com o fim de fortalecer a participação social para a governança democrática.