Continuando com a XII Semana do Bebê, nesta terça-feira (31/05), os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) conduziram atividades em parcerias com escolas, Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Educação Infantil (CEIs).
O Cras Jaibaras reuniu usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e beneficiários do Programa Mais Infância Ceará do distrito de Pedra de Fogo para uma palestra sobre a importância da afetividade na Primeira Infância. A ação teve participação de técnicos, orientadores e dos educadores sociais do Ocupa Cras, que animaram a ação com músicas e dinâmicas infantis.
Já na sede do distrito de Jaibaras, a equipe do Cras realizou uma palestra sobre parentalidade positiva e direitos assegurados para as crianças e famílias na Escola Raimundo Santana. A ação teve participação dos profissionais do CSF Jaibaras para orientações sobre alimentação e prática de exercícios físicos. Os orientadores sociais do Cras realizaram atividades lúdicas voltadas para as crianças.
Na sede do município, o Cras Irmã Oswalda, o CEI Arry Rocha e a Brinquedoteca do Didi promoveram a Praça da Alegria no bairro Jerônimo Prado. A ação promoveu atividades lúdicas para crianças atendidas pelo CEI Arry Rocha.
Para promover o diálogo com os cuidadores de crianças sobre parentalidade positiva, o Cras Dom José, em parceria com o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Maria José Carneiro, realizou uma roda de conversas sobre o tema “Meu Território, Minha Família: lugar de proteção e afeto”.
O Cras Mimi Marinho, em parceria com o CSF Estação, realizou uma oficina de shantala com cuidadores e cuidadoras do coletivo de 0 a 6 anos do SCFV, ação da Semana do Bebê que terá continuidade com outros momentos.
Já o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Cras) e o CEI José Lourenço, no bairro Centro, promoveram ação sobre direitos na primeira infância, com ênfase na prevenção e no acompanhamento de casos de violência sexual. A ação compôs a programação da XII Semana do Bebê e da Campanha Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual.