Os estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram avanços na aprendizagem em todas as etapas e áreas do conhecimento, quando se compara as edições de 2017 e 2015. O município registrou as maiores proficiências médias do Brasil em Língua Portuguesa (285,45) e Matemática (313,32), na avaliação da aprendizagem dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, resultado superior à média nacional que foi de 207,13 e 216,58, respectivamente. Sobral também conquistou a maior proficiência em Matemática (329,07) no 9º ano do Ensino Fundamental, acima da média brasileira que foi de 246,56.
REFERÊNCIA
O município de Sobral se tornou referência nacional por oferecer educação de qualidade nas escolas públicas municipais e, pela segunda vez, conquista o mais alto lugar do ranking nacional de educação. Sobral é exemplo para o Brasil de como boa gestão e políticas públicas educacionais com planejamento e foco no aprendizado dos alunos podem proporcionar um salto de qualidade para a educação pública.
Visando elevar a educação de Sobral a patamares internacionais de qualidade, a Secretaria da Educação está implementando novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática; elaborando um novo currículo de Ciências, em parceria com a Universidade de Stanford; e implantou dois laboratórios FabLearn nos quais os estudantes são ensinados a buscar a solução de problemas e a construir conhecimento, podendo criar e experimentar com o uso das máquinas e equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria, costura, eletrônica, entre outros.
Para além das habilidades clássicas, como saber ler, escrever, resolver cálculos, a rede municipal de ensino de Sobral está desenvolvendo as competências socioemocionais nos estudantes, preparando-os para se relacionarem consigo mesmos e com os outros. As competências socioemocionais são a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades do estudante. Em Sobral, estão sendo trabalhadas as seguintes macrocompetências: autogestão, engajamento com os outros, resiliência emocional e abertura ao novo.
SAEB
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é composto pelos resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb; juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar.